08/12/2017

RESENHA: BONECO DE NEVE - JO NESBO

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente. 

Título: Boneco de neve (Harry Hole # 7)
Autor: Jo Nesbo
Editora: Record
Número de páginas: 418
Ano de publicação: 2013
Avaliação: 4,5 ★ 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nessa trama ambientada na Noruega (país onde vive o autor), somada a sua curta e intrigante sinopse já foram o bastante para chamarem minha atenção. Prometido como um livro surpreendente e a aproximação da estréia de sua chegada aos cinemas, foram mais dois motivos para que eu buscasse o livro e iniciasse a leitura o quanto antes.
Infelizmente, a trama de Jo Nesbo não foi capaz de me prender desde o início. Na verdade, foram necessárias quase cem páginas para que eu abandonasse a ideia de desistir na leitura, por hora. Mas graças a um acontecimento chocante e inesperado, próximo ao fim da primeira parte do livro, o autor conseguiu prender minha atenção por tempo suficiente para me convencer a prosseguir com a leitura. 
Com uma narrativa em terceira pessoa, Jo Nesbo constrói um enredo repleto de mistérios e tensão em meio a uma trama complexa e bem desenvolvida. Com uma escrita fluida o autor é capaz de ter proporcionar curiosidade, muita apreensão e até mesmo algumas risadas e momentos mais reflexivos.

             "Se a maldade e loucura são duas coisas distintas ou se somos apenas nós que decidimos chamar 
             de loucura tudo que está além daquilo que compreendemos como motivo para a destruição." pág. 190

O enredo é dividido em cinco partes. E ao fim de cada uma o autor nos surpreende com uma cena chocante que te faz ficar dividido entre o horror e a vontade de devorar as próximas páginas. Se posso dar uma recomendação é não basear sua meta de leitura contando com chegar ao fim dessas partes, porque muito provavelmente não serão capazes de fechar o livro, como eu. 
Se você gosta de leituras densas, já pode colocar "Boneco de neve" na sua wish list. Essa obra não só possuí muitos personagens, mas muita história para ser contada. Prepare-se para separar papel e caneta para não se perder em meio a tanta informação e núcleos que o autor explora ao longo da trama. 
O livro funciona como um quebra cabeça, e o autor vai te entregando as peças aos poucos. A princípio elas parecem se encaixar e o quebra cabeça parece está completo. Até que novas peças são entregues e você descobre uma nova forma de encaixa-las.
Como eu já esperar um plot twist surpreende, inicie a leitura ansiando por esse momento. Ao mesmo tempo que temia comprometer minha experiencia em apreciar a leitura por já saber que muito provavelmente tudo aquilo seria desmanchado em algum momento. E quando ele veio a tona em um momento completamente inesperado, me vi chocada como o que estava sendo revelado. E não só com isso mais toda a tensão por trás dos acontecimentos que se sucederam. 
Sem dúvidas, esse foi um dos thrillers policiais mais surpreendentes que já li. Além de manipular o leitor, Jo Nesbo desenvolveu uma trama bastante complexa que te prende do início ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário