19/01/2016

[Resenha] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

A Mais Pura Verdade
Título: A mais pura verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito

Número de páginas: 224
Ano de lançamento: 2015
Avaliação: 
★ ★ ★ ★ 


Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças.
Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
O livro possui duas narrativas, uma em primeira pessoa que é a forma como acompanhamos Mark em sua jornada, e a outra em terceira pessoa, através da qual acompanhamos Jessie, melhor amiga de Mark. Sendo assim, conseguimos acompanhar ambos os personagens em suas diferentes posições e sabe o que se passa na cabeça de ambos, pois mesmo sendo em terceira pessoa, o autor consegue descrever os pensamentos de Jessie.
Como uma escrita bem leve, é fácil se envolver com a história e esperar para ver onde ela vai nos levar. E conforma a leitura avança, vamos compreendendo melhor os motivos que levaram o protagonista a fugir.
A doença de Mark permanece em segredo até certo ponto, apesar de não ser difícil imaginar qual seja antes que ela venha a tona. 
A idade só protagonista também permanece um mistério. Tendo entre seus doze ou treze anos, Mark não parece ter a idade que carrega, principalmente pela forma como pensa e age, podendo parecer até mesmo um adulto, as vezes.
Ao contrário do que pode parecer essa não é uma leitura cem por cento criada para o publico infanto juvenil, apesar da idade do protagonista. Exitem algumas passagens que mostram bem o tipo de publico que o autor buscou alcançar.
Apesar de ter sido uma boa leitura, ela não fluiu tanto para mim, o livro acabou sendo bem diferente do que eu espera. De modo geral a leitura não me envolveu tanto e a própria história em si me pareceu confusa em alguns pontos. Mas isso não significa que essa seja uma leitura ruim, ela simplesmente não funcionou muito para mim, o que foi uma pena pois eu estava com altas expectativas para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário