19/11/2016

Resenha: Mar da Tranquilidade - Katja Millay


Mar da Tranquilidade

Título: Mar da Tranquilidade 
Autora: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 368
Ano de publicação: 2014
Avaliação: 


Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar.
Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.
A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.
À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.
Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.


Ao iniciar a leitura de Mar da Tranquilidade, uma das minhas maiores expectativas era de encontrar uma história real, sensível, emocionante e surpreendente - e foi exatamente isso que encontrei. Esse romance vai narrar a história de Nastya e Josh, dois adolescentes com vidas bem conturbadas e que tem muita coisa em comum. O Josh é um rapaz de 17 anos que perdeu todos que amava, por isso ele acabou se isolando. Nastya também sofreu uma grande perda, sua identidade e sua felicidade lhes foram tiradas a dois anos atrás, e por conta disso, perdeu também a voz. A vida deles irá se cruzar e eles se verão imersos em um romance inevitável e cheio de segredos.
Logo no inicio a autora já conseguiu me arrebatar com sua escrita e me surpreender com alguns fatos revelados. Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a trama pelo ponto de vista de ambos os protagonistas. Josh e Nastya são personagens que vão nos cativando gradativamente, com suas personalidades e suas histórias de vida. Cada pensamento que os protagonistas compartilham com o leitor é angustiante e faz com que nos identifiquemos com eles e sentimos sua dor.

            "Mas assim que isso aconteceu, fui arrancada  da água, arremessada               e estilhaçada em mil pedaços que não tenho mais como juntar. Nem                 sei onde foram parar. E há tantos pedaços que os que restaram não               se encaixam mais. "                      página 129

O livro te entrega muito mais do que um romance intenso e cheio de altos e baixos ou uma história engraçada, ele te mostra uma história trágica de duas pessoas que estão tentando se encaixar no mundo e ao mesmo tempo permanecerem invisíveis. O que começa com uma amizade, com troca de confidencias e momentos divertidos, vai aos poucos se tornando algo mais, e é delicioso acompanhar essa mudança dos personagens acontecer de forma tão natural e real. Mais do que isso, aborda o universo adolescente como um todo - as festas, amizades, dramas escolares, primeiras experiencias.
Emocionante do inicio ao fim, esse é um daqueles livro que vão te fazer rir, chorar e torcer pelos personagens. Te faz pensar, refletir suas escolhas e atitudes, mas acima de tudo, te da esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário