06/12/2015

[Resenha] A Procura de Audrey - Sophie Kinsella


À Procura de Audrey

Título: A procura de Audrey
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2015
Avaliação: ★ ★ ★ ★

Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Após ser vítima de bullying na escola, a vida de Audrey muda completamente. Diagnosticada com transtorno de ansiedade e episódios depressivos, agora ela passa seus dias trancadas em casa sem a menor vontade de sair e conhecer pessoas novas e se escondendo atras dos óculos escuros. Enquanto espera o inicio de um novo ano letivo, Audrey recebe acompanhamento de uma terapeuta que a está ajudando a se recuperar desde que saiu do hospital. E assim Audrey vai vivendo um dia após o outro sem grandes expectativas, até conhecer Linus, o parceiro de games de seu irmão mais velho, que irá mostra-la um mundo onde a luz é menos assustador do que parece.
Após o grande episodio de sua vida que a fez sair da escola e querer viver isolada, Audrey tem vivido um conflito interno com seu cérebro, o que a faz, muitas vezes, ter raiva de si mesma por não conseguir controlar as próprias ações e achar que sua condição é irreversível. Até que sua terapeuta propõe que ela comece a filmar seu dia a dia e a interagir mais com sua família. 
Logo no início é possível notar que um dos grandes destaques da obra não será só a Audrey, mas também sua família. Cercada por um irmão mais novo que é uma graça, um irmão mais velho viciado em um jogo de computador, uma mãe completamente pirada e um pai que é um peão no meio disso tudo, Audrey as vezes parece uma figura pequena em meio ao caos que é suas família.
Não só com uma escrita simples, extremamente fluida e informal que a história é narrada - apesar de sua maior parte ser dessa forma - mas também através dos vlogs que a Audrey faz, fazendo com que a leitura seja ainda mais rápida e dinâmica.
Apesar de abordar um tema mais sério como o bullying, a Sophie Kinsella conseguiu criar um cenário onde ela não perdesse a seriedade do assunto, mas ainda sim tivesse espaço para ótimas risadas - que é uma característica bem presente nos livros da autora.
E assim que Linus começa a fazer parte da história, bem no inicio, fica impossível não torcer por eles e criar expectativas quanto ao rumo da trama. O que acabou me decepcionando um pouco.
Apesar de o romance, a temática e abordagem da autora sobre o assunto, eu achei que o livro deixou um pouco a desejar de forma geral, tanto em alguns acontecimentos que ocorrem mais para o final dele, quando no mistério feito em relação ao grande evento que causou tudo, além de a família da Audrey, de forma geral, terem apresentado um destaque tão grande, às vezes até maior, do que a própria protagonista.
Mesmo assim a Sophie Kisella conseguiu criar um romance bem do jeitinho dela: com altas doses de risadas, uma superação e um romance bem fofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário