01/12/2015

[Resenha] A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista - Jennifer E. Smith


A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista
Título: A Probabilidade Estatística do Amor a Primeira Vista
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Número de páginas: 224
Ano de Lançamento: 2013
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

Hadley nunca poderia imaginar que quatro minutos poderiam mudar o rumo da sua vida tanto assim. Primeiro ela perdeu o voo que a levaria para Londres. Parece até que foi de propósito, considerando que ela não quer ir para Londres ver o homem que abandonou sua família por outra mulher se casar. Agora ela precisa esperar no aeroporto para pegar o próximo voo. E é ai que ela conhece Oliver, um britânico que, por acaso, está esperando esse mesmo voo e se sentará ao seu lado durante a viagem.
O grande destaque do livro são as  probabilidades, como a de perder um voo por quatro minutos, conhecer uma pessoa que se sentará ao seu lado durante a viagem, e de essas pessoas se encontrarem novamente.
Toda essa história se passará em apenas 24 horas. E é com uma escrita leve e super gostosa que a história é narrada em terceira pessoa, mas sem impedir que conheçamos tão bem a protagonista e nos identifiquemos com seus pensamentos, e assim a autora vai guiando o leitor não só no presente mas também no passado, enquanto retorna as lembranças da Hadley.
Após conhecer seus parceiro de viagem, Hadley começa a desabafar sobre sua vida, e sobre como se sente em relação ao seu pai e a nova família que ele está prestes a construir.
Mesmo que pareça ser um romance bem leve e divertido, a carga dramática que os personagens carregam é bem grande, e isso se nota ao longo da leitura quando ela passa a ser o foco da trama. Então, sim, a história é divertida e fofa, mas também tem seus momentos de reflexão e carga emocional.
E quando aquela longa viagem chega ao fim, Hadley terá que enfrentar o que vem pela frente, e estará sozinha, já que Oliver também tem seu caminho para seguir. E quando eles se separam tudo o que se pode fazer é torcer para que a personagem consiga passar pelo casamento sem causar estragos.
E no fim, se tornou impossível não sentir aquela angustia e nó na garganta enquanto acompanhamos o desenrolar da história. Com um história tão simples e que se passa em um período tão curto, a autora criou um livro cheio de ótimos diálogos, um romance leve e fofo e uma questão familiar com conseguiu concluir brilhantemente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário