05/11/2015

[Resenha] Liberta-me - Tahereh Mafi


Liberta-me

Título: Liberta-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 448
Ano de Lançamento: 2014
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.



Enquanto no primeiro volume a unica preocupação da protagonista se tornou fugir do Restabelecimento, para não ser usada como arma de tortura, no segundo volume a autora aposta em mais do que só fugir. Dessa vez, Juliette terá que enfrentar cara a cara não só as pessoas, mas também ela mesma.
A Juliette é a protagonista que narra a história em primeira pessoa. E é através dessa narrativa que a autora encontra espaço para sua brilhante escrita e suas mais belas reflexões. A escrita da Tahereh é linda, poética, fluida e envolvente, possui todas as característica positivas necessárias para envolver o leitor.
Dessa vez, a autora investiu muito mais nas cenas de ação e tensão do que no romance, como no livro anterior. Além das incríveis reviravoltas, que também ganharam um destaque muito grande, trazendo muito mais força e emoção para a leitura.
O romance já foi uma pouco mais brando. A autora deixou um pouco de lado o mimimi entre o Adam e Juliette e passou a contar mais com os dramas da própria personagem em relação a outros assuntos e com a própria história em si.
E, é claro, o final foi totalmente inesperado. A Tahereh Mafi deu a história um rumo muito mais emocionante e imprevisível que me deixou completamente ansiosa pelo ultimo volume.








Nenhum comentário:

Postar um comentário