29/11/2015

[Resenha] O Despertar do Príncipe - Colleen Houck


O Despertar do Príncipe
Título: O Despertar do Príncipe
Autora: Colleen Houck
Editora: Arqueiro 
Número de páginas: 384
Ano de Lançamento: 2015
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

O despertar do príncipe é o primeiro volume da aguardada série Deuses do Egito, uma aventura fascinante que vai nos transportar para cenários extraordinários e nos apresentar a criaturas fantásticas da rica mitologia egípcia. Colleen Houck é autora de A maldição do tigre, série que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil. “Os fãs de Rick Riordan vão se divertir com esta fantasia. Uma narrativa incrivelmente bem pesquisada com um ar de mistério e romance.” — School Library Journal Aos 17 anos, Lilliana Young tem uma vida aparentemente invejável. Ela mora em um luxuoso hotel de Nova York com os pais ricos e bem-sucedidos, só usa roupas de grife, recebe uma generosa mesada e tem liberdade para explorar a cidade. Mas para isso ela precisa seguir algumas regras: só tirar notas altas no colégio, apresentar-se adequadamente nas festas com os pais e fazer amizade apenas com quem eles aprovarem. Um dia, na seção egípcia do Metropolitan Museum of Art, Lily está pensando numa maneira de convencer os pais a deixá-la escolher a própria carreira, quando uma figura espantosa cruza o seu caminho: uma múmia — na verdade, um príncipe egípcio com poderes divinos que acaba de despertar de um sono de mil anos. A partir daí, a vida solitária e super-regrada de Lily sofre uma reviravolta. Uma força irresistível a leva a seguir o príncipe Amon até o lendário Vale dos Reis, no Egito, em busca dos outros dois irmãos adormecidos, numa luta contra o tempo para realizar a cerimônia que é a última esperança para salvar a humanidade do maligno deus Seth. Em O despertar do príncipe, Colleen Houck apresenta uma narrativa inteligente, cheia de humor e ironia.

   Lilliana é uma adolescente que vive em um luxuoso hotel em Nova York com seus pais, que parecem se preocupar muito mais com o dinheiro e a vida social do que com sua própria filha. Agora Lily precisa escolher uma carreira, mas não esperava que antes que isso acontecesse sua vida sofreria um mudança tão drástica. E é em uma seção egípcia de um museu que ela conhece Amom, um múmia que acabou de despertar de um sono de mil anos, e por acaso é um príncipe egípcio com poderes divinos. Sua missão é despertar seus outros dois irmãos, para que juntos eles possam realizar a cerimônia que salvara o mundo da fúria do deus Seth. Uma força irresistível faz com que Lily o siga para o Egito para ajuda-lo em sua missão. E é daí que a história começa a se desenrolar.
   Primeiramente conhecemos a protagonista. Apesar de tudo, Lily é uma adolescente bem reservada, inteligente e sensata, além de apresentar altas doses de sarcasmo. Mesmo sendo rica e andando com pessoas da alta sociedade, ela não tem nada de esnobe, pelo contrario, é bem educada e apesar de ter medo do receio de enfrentar certas situações ela é bem decidida e corajosa.
   Desta vez, a mitologia a ser explorada será a Egípcia. E mais uma vez a Colleen fez com trabalho incrível em mais uma de suas obras. Ao longo do livro vamos tendo mais conhecimento sobre o assunto através das historias que são contadas pelos personagens, tornado a leitura muito mais rica e história muito mais informativa.
   Com uma escrita bem simples e uma descrição bem superficial, a história é narrada em primeira pessoa pela protagonista, e mesmo assim a autora consegue fazer com que o leitor caia dentro do livro e a leitura seja muito mais emocionante.
   Apesar de a primeira parte ser mais "parada", autora compensa a leitura com seus personagens sempre cativantes e altas doses de risadas. Acompanhar toda adaptação de Amom a grande mudança do mundo e sua interação com a Lily, foi extremamente divertido.
   Já ao se aproximar da segunda parte, o mistério e a ação vão tomando força gradualmente, até que na terceira e última tomarem completamente o foco da história.
   Um fato curioso sobre o livro foi a baixa quantidade de personagens que a autora incluiu na história, e quanto esses poucos que apareceram acabaram sendo importantes e desempenhando grandes papéis e protagonizando algumas das melhores cenas.
   Outro grande destaque são os irmãos de Amom, Asten e Ahmose, que também são uma grande fonte de sarcasmo e motivo de muitas das minhas risadas. Não só por isso, ambos também se destacam por sua beleza, força e os diálogos que mostram seu verdadeiro caráter e sabedoria.
   Ao contrário do que pode parecer, o romance não é o foco da história, ele acaba sendo bem superficial se olharmos a trama como um todo. É claro que ele não deixa de aparecer, mas para quem vai achando que ele será o principal, vai se decepcionar. E apesar de gostar de romances um pouco mais presentes, esse fato não me incomodou, pelo contrario, acabou abrindo muito mais espaço para o lado da ficção.
   Nesse Young Adult a autora criou uma bela mistura de fantasia, romance e ação, além de algumas cenas macabras que trazem bastante impacto para a história e, é claro, a mitologia que uma das partes mais fascinantes.
   E mesmo com todo esse alto astral que rodei o livro, a autora não deixou o drama que cerca a protagonista e os outros personagens de lado. Ele acaba aparecendo também com uma certa frequência, e isso foi uma característica me agradou bastante no livro, mostrando que não é só porque se trata de um romance fantástico ele não possa se pautar na verdade e nas questões familiares e emocionais. 
   Com cenas engraçadas, tensas, impactantes e épicas a Colleen termina esse primeiro volume de uma trilogia como só ela sabe, com lágrimas e um gostinho de quero mais. Mostrando que por mais que sua vida possa parecer sem graça, quem sabe não apareça um príncipe disposto a te levar para o Egito para viver uma incrível aventura?


   







Nenhum comentário:

Postar um comentário