05/03/2017

RESENHA: SANGUE NA NEVE - LISA GARDNER

                    Exibindo IMG_20170303_193150.jpg
A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples.
No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha?
D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

Título: Sangue na Neve
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 414
Ano de publicação: 2013
Avaliação:    ★ 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nesse quinto volume da série Detective D.D. Warren, vamos embarcar em mais um dos casos da detetive D.D. Warren. Desta vez, o que parecia ser um caso de violência doméstica que levou a reação da vitima e morte do agressor, acaba se mostrando o inicio de uma investigação muito mais densa, afinal, envolve não só o desaparecimento de uma menina de seis anos como a possibilidade de o crime não ter ocorrido em legítima defesa.
Ao iniciar a leitura, me deparei como uma escrita extremamente fluida e intensa, e um enredo que me prendeu desde as primeira páginas, e tive certeza de que havia acertado em cheio na escolha de livro. Sendo envolvida pela trama desde o inicio, me vi em meio a uma série policial cheia de mistérios a serem solucionados e personagens com bastante personalidade.
O que começa como um jogo de perguntas e repostas, e um quebra-cabeça com peças fora do lugar, com o passar das páginas, a verdade vai se modificando e as peças começam a embaralhar cada vez mais, aumentando a tensão e o mistério. Já na segunda metade do livro as respostas começam a vir a tona e ocorre uma sequência de surpresas e reviravoltas, deixando a leitura ainda mais eletrizante.
Com capítulos intercalados, conseguimos acompanhar a visão de ambas as protagonistas, ora a Tessa em primeira pessoa, ora da detetive D.D. em terceira pessoa. 
Os capítulos em que acompanhamos a detetive D.D. conseguimos fazer parte tando da investigação quanto de parte da sua vida pessoal, que também tem espaço na trama, apesar de não ser tão importante. Já no que se refere a parte profissional da vida da detetive, podemos seguir todos os passos da investigação ao lado dos detetives, e junto com eles, fazemos as descobertas sobre o caso.
A autora fez um trabalho minuciosos e brilhante ao construir a narrativa de Tessa. Ao mesmo tempo que acompanhamos a personagem sobre seu ponto de vista e conseguimos entrar na cabeça dela, estamos completamente no escuro sobre ela estar ou não dizendo a verdade, e consequentemente não sabemos se ela é a vilã ou a vitima. Isso acabou sendo muito importante para preservar o mistério e ainda sim criar uma relação de empatia entre a personagem e o leitor.
Surpreendente e emocionante, a autora construiu e desenvolveu uma trama envolvente do inicio ao fim, cheia de mistérios e surpresas e com um final muito bem elaborado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário