15/02/2016

[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman / Desafio Traveling with Books (2ª edição)

Para a segunda resenha para o Desafio Traveling with Books, o desafio cumprido desta vez foi o de ler um livro com menos de 200 páginas. E apesar de na contagem de páginas mostrar que há mais de 200, essa quantidade se refere a todo o livro. Portanto, se retirarmos as páginas finais que não pertencem a história, o livro fica com 193 páginas, sendo possível cumprir o desafio.

Se Eu Ficar

Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 224
Ano de publicação: 2013
Avaliação: ★ ★ ★ ★

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.



Mia nunca poderia imaginar que um dia comum, com aulas suspensas devido a neve, terminaria em um grave acidente de carro que a deixaria órfã e em coma. Foi isso o que ela viu depois quando acordou pouco depois do acidente fora de seu corpo, e seguiu para o hospital sem saber notícias do irmão caçula. Mais do que passar por essa experiencia bizarra, Mia está entre a vida e a morte, e terá que decidir qual vale mais a pena.
          "Sou eu quem está no comando. todos estão esperando por mim.
          Sou eu quem deve decidir. Agora sei."

Se houvesse uma palavra para descrever esse livro seria: delicado. Não só por conta da música que está muito presente da história, mas também pela trama em si que tem um ritmo leve e e gira em torno de um cenário dramático.
Durante essas 24 horas que a Mia passa no hospital, vamos acompanhando vários fragmentos do passado dela, de modo que nos identifiquemos com a protagonista e conhecermos diversos momentos de sua vida, como o amor dela música e sua relação com a família e namorado.
Infelizmente, um dos pontos que acabaram deixando a desejar foi o envolvimento emocional com os personagens . Por se tratar de um enredo dramático, se espera que a carga emocional que vem junto dele pese na cabeça do leitor e que ele sofra junto com os personagens, mas isso acabou acontecendo bem pro fim da leitura.
A grande questão da história não é somente a grande decisão da Mia, e sim os prós e contras que a motivarão a tomar essa decisão como o fato de ela se achar uma estranha em sua própria casa, a relação que ela tem com o namorado, os planos para o futuro como entrar na faculdade. Todos esses fatores somados as consequências do acidente, a farão pensar muito antes de tomar a decisão final.

          "Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não                     tenho certeza se quero acordar."

Apesar de não ter sido tão envolvente quando eu esperava, essa foi sim uma ótima leitura, com um final angustiante, que mesmo não tão surpreendente não deixou de ser marcante e me fazer desejar loucamente a continuação.
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário