03/08/2015

[Resenha] Especiais - Scott Westerfeld


Especiais

Título: Especiais
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera
Número de páginas: 2012
Ano de Lançamento: 352

Avaliação:★ ★ ★ ★ ★ 

Especiais - Circunstâncias especiais. As palavras dão arrepios a Tally desde seus dias como uma repugnante e revoltada Feia. Naquela época, especiais eram um boato sinistro - assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Perfeitos comuns podem viver uma vida inteira sem conhecer um especial. Mas Tally nunca foi comum.
E agora ela se tornou um deles: uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas.
A força, a velocidade, e a clareza e foco de seus pensamentos é a melhor coisa que Tally consegue lembrar. Na maior parte do tempo. Uma pequena parte do seu coração ainda se lembra de algo mais.
Mesmo assim, é fácil ignorar isso - até Tally oferecer-se a acabar permanentemente com os rebeldes de New Smoke. Tudo se resume a uma escolha: escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De qualquer jeito, o mundo de Tally nunca mais será o mesmo.


Nesse terceiro volume da série, Tally se tornou uma Especial e faz parte dos Cortadores. Agora com sua mente sagaz e dona de uma beleza cruel e um corpo letal, com reflexos ultrarrápidos, dentes e unhas afiados. Sua missão é acabar de vez com a Nova Fumaça, e agora que está tão perto de conseguir ela não deixará essa oportunidade passar. O único problema é que no final de tudo ela precisará escolher de que lado está.
Se comparado aos demais livros da série, esse é o que o autor mais focou nas cenas de ação, não só explorando ao máximos as novas habilidades da Tally, mas também a de seus amigos.
Além do novo ambiente, que é também uma característica bem presente no livro. Desta vez, os cenários são bem diferentes, tanto em partes de sua cidade nunca antes visitadas, como também em um que eu nunca esperaria conhecer, além de o reencontro com um personagem anterior...
O Scott Westerfeld narra seu livro em terceira pessoa, possibilitando um foco maior nos cenários e uma visão geral da história, mas sem deixar de descrever sobre os personagens pessoalmente.
Apesar do seu tipo de narrativa, o autor não troca de personagens. Sendo assim, a Tally é sempre a personagem principal e está como foco em todas as cenas.
Mesmo sendo uma série distópica e seu foco ser exatamente esse e a luta da protagonista, não tem como deixar de mencionar o romance/"triangulo amoroso" que envolve o envolve. E é nesse volume em que ela terá que decidir a quem pertence seu coração e a escolha terá que finalmente ser feita.
E foi com um fim incrível que o autor finalizou a história da Tally, dando a ela não só uma escolha, mais também um grande lição, e a todos os que acompanharam a série.










Nenhum comentário:

Postar um comentário